Multifloresta e Unesp. Quatro anos de parceria

Multifloresta e Unesp. Quatro anos de parceria


03-09-15 Florestal

O 11° Dia de Campo Florestal realizado no último dia 26 de agosto, na Fazenda Lageado, em Botucatu (SP), marcou o quarto ano consecutivo da bem sucedida parceria entre as empresas do grupo Multifloresta e a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), da Unesp.

Responsável pelo manejo do campo experimental, onde as práticas do evento são demonstradas, o grupo Multifloresta levou como novidade, para aproximadamente 300 participantes, opções rentáveis para diversificação das atividades na propriedade rural.

Nesses últimos anos o evento se tornou referência e atraiu participantes do Brasil inteiro. Guilherme Lessa, produtor rural no Rio de Janeiro, tem plantios de bambu e eucalipto. "Vim para conhecer um pouco mais sobre o assunto. Estou achando o evento ótimo, perguntando bastante e aprendendo. Embora eu faça tudo em pequena escala, as informações oferecidas aqui valem muito a pena", ressaltou.

Aproveitamento econômico da Reserva Legal.

Responsável por uma das palestras mais concorridas do 11° Dia de Campo Florestal, o engenheiro florestal Thiago Maragno, gestor da Arbora, passou o dia tirando as dúvidas dos produtores rurais que passaram pelo estande do Multifloresta.

O aproveitamento econômico da área de reserva legal através do consórcio de espécies nativas e espécies comerciais exóticas é uma experiência de sucesso implementada pela Arbora e também pela Apoio Florestal, de Guto Freitas, na região de Avaré, interior de São Paulo.

Os clientes da Multifloresta têm obtido bons resultados com a adequação ambiental de suas propriedades.

Cedro Bela Vista disponível para São Paulo.

Outra palestra bastante comentada no 11° Dia de Campo Florestal foi a do diretor da Bela Vista Florestal, Ricardo Vilela. Responsável pelo maior e mais consolidado projeto florestal de Cedro Australiano no Brasil, Vilela apresentou a demanda que têm recebido de consumidores da espécie.

Proprietário do material com o mais responsável melhoramento genético realizado no país, Ricardo enfatizou a parceria com a Apoio Florestal e com o Mudas da Mata para o estado de São Paulo.

No campo, aproveitou para visitar o talhão plantado com a espécie e tirar as dúvidas dos produtores rurais curiosos com a madeira nobre de excelente potencial econômico.

Toreliodora: o eucalipto para todos os usos.

Uma das novidades do 11° Dia de Campo Florestal veio da Avam Flora, o viveiro de eucalipto e pinus do grupo Multifloresta. Foram plantados híbridos de Toreliodora, um dos eucaliptos mais indicados para serraria, tratamento e uso múltiplo.

Com o sucesso dos projetos de uso múltiplo implantados pela Apoio Florestal e dos Sistemas Agro Florestais (SAF) da Arbora, a procura pelos melhores materiais genéticos para essa finalidade aumentou.

A Avam Flora então adquiriu a licença para comercializar mudas clonais adequadas para serraria, tratamento e uso múltiplo, como Urograndis, Saligna, Pinus híbrido, Tricross e hoje é o único viveiro autorizado a produzir os híbridos de Toreliodora no estado de São Paulo.

Solução para biomassa.

A Acácia Florestal, empresa de colheita e transporte florestal do grupo Multifloresta,  apresentou uma solução para o aproveitamento florestal destinado à produção de biomassa: o picador florestal de biomassa BC 1500 da Vermeer, que pode gerar de 10 a 12 toneladas de eucalipto picado por hora.

Cultura do bambu.

Os diretores do viveiro Mudas da Mata receberam, durante o 11° Dia de Campo Florestal, um exemplar de bambu nativo, produzido por micropropagação in-vitro na Fundação de Tecnologia do Estado do Acre  (Funtac). O viveiro, que comercializa mais de 180 variedades de espécies nativas e nobres, está estudando a viabilidade da produção das mudas de Bambu.

Multifloresta e Unesp

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…