Museu do Amanhã é a nova atração do Rio de Janeiro

Museu do Amanhã é a nova atração do Rio de Janeiro


18-12-15 Sustentabilidade

Examinar o passado, entender as transformações atuais e imaginar cenários possíveis para os próximos 50 anos é uma das principais propostas.

Museu do Amanhã foi inaugurado nesta quinta-feira (16), no Rio de Janeiro (RJ). Uma das propostas do novo museu é debater como as escolhas feitas hoje pela sociedade irão impactar a humanidade nas próximas décadas. Examinar o passado, entender as transformações atuais e imaginar cenários possíveis para os próximos 50 anos é outro objetivo.

Localizado no Pier Mauá, zona portuária da capital fluminense, o prédio, assinado pelo premiado arquiteto espanhol Santiago Calatrava, parece flutuar sobre a baía da Guanabara. No interior, contará com ambientes audiovisuais, instalações interativas e jogos disponíveis ao público em português, inglês e espanhol. Também promoverá uma série de atividades educativas, um laboratório de experiências em inovação e um observatório que mapeia os sinais vitais do planeta.

Exposição.

A principal exposição, com curadoria do físico e doutor em cosmologia Luiz Alberto Oliveira, ocupa o segundo andar do museu. Lá, o público percorrerá cinco grandes áreas: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Agora.

A primeira parte permite que o visitante veja as origens do homem. Já em Terra, três grandes cubos de sete metros investigam as três dimensões da existência: matéria, vida e pensamento. A área Antropoceno foca no entendimento de que a atividade humana se tornou uma força geológica e que o homem está transformando a composição da atmosfera, modificando o clima, alterando a biodiversidade e mudando o curso dos rios.

O setor Amanhãs foca nas grandes tendências para um mundo onde existirão mais pessoas, vivendo por muito mais tempo, nas cidades gigantescas, na hiperconectividade e nas questões de convivência. Por fim, o percurso encerra com o exercício da imaginação no Agora, ao propor o engajamento do visitante na ideia de que o futuro começa agora, com as escolhas que fazemos.

Outro espaço de destaque é o Observatório do Amanhã, que funciona como um radar do museu. Ele será responsável por captar e repercutir informações de centros produtores de conhecimento em ciência, cultura e tecnologia. O Observatório tem a incessante missão de perguntar: quais são as grandes oportunidades e ameaças para a sociedade nos próximos 50 anos?

O público também poderá conhecer o Laboratório de Atividades do Amanhã, um espaço de inovação dentro do museu que discute com seus visitantes as consequências das novas tecnologias na transformação do mercado de trabalho e na forma como entendemos as profissões.

Estrutura sustentável.

O projeto do Museu do Amanhã segue a abordagem de uma construção favorável ao meio ambiente e utiliza os recursos naturais do local, como água da baía para diminuir a temperatura do interior.

Com design futurista, o teto é formado por grandes abas, que abrem e fecham de acordo com a intensidade do sol e servem não apenas para oferecer sombra, mas também formam as bases para a colocação de placas fotovoltaicas, responsáveis pela captação de energia solar.

O Museu é iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Fundação Roberto Marinho, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Governo Federal. O projeto tem apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet.

Serviço:

Ingressos R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada).
Às terças-feiras, o Museu terá entrada gratuita.

Horário de Funcionamento:

Terça a domingo, 10h às18h (última entrada para a exposição às 17h).
Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro Rio de Janeiro – RJ.

Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…