Na Showtec 2016, Embrapa enfatiza futuro sustentável

Na Showtec 2016, Embrapa enfatiza futuro sustentável


12-01-16 Eventos

Sistema de produção sustentável para solos arenosos, alternativas para superar as adversidades climáticas e potencial da apicultura no Mato Grosso do Sul são alguns dos temas que serão destaque nos painéis realizados no Estande da Embrapa, na Showtec 2016. Esses assuntos foram selecionados, pois apresentam alternativas que, quando adotadas, podem contribuir com um futuro sustentável, além de proporcionar uma produtividade agropecuária satisfatória e resiliente.

Durante o evento, que acontece em Maracaju, de 20 a 22 de janeiro, os participantes poderão obter informações sobre esses assuntos, além de visitar tecnologias instaladas no campo que apresentam alternativas de produção, cultivares de pastagens, culturas que contribuem com a produção de energia, consórcio milho com braquiária, manejo de pastagem para Sistema de Plantio Direto (SPD) e cultivares de mandioca.

O Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus, explica que o objetivo da participação da Embrapa no evento, consiste em tornar acessíveis o conhecimento e as tecnologias geradas pela Embrapa e seus parceiros que favoreçam a sustentabilidade da agropecuária. "As tecnologias que estaremos abordando na Showtec 2016 contribuem com a preservação da biodiversidade, diminuição na emissão de gases do efeito estufa, entre outros benefícios e são aliadas da conservação ambiental, do fortalecimento do agronegócio, além de renovar os laços com  os parceiros e participantes do Showtec. Essa reciprocidade nos faz entender melhor  a realidade do setor com as trocas de informações", acrescentou ele.

Quatro Unidades da Embrapa estarão presentes no Estande da Empresa no Showtec desse ano: Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Gado de Corte (Campo Grande, MS), Pantanal (Corumbá, MS), Solos (Rio de Janeiro, RJ). Além disso, a Embrapa Soja (Londrina, PR), em parceria com a BASF e a Fundação Meridional, estará apresentando a nova Tecnologia Cultivance.

Showtec 2016 – O tema da Showtec 2016 é "Tecnologia é o nosso negócio". O evento tem como objetivo apresentar soluções em inovação, tecnologia, negócios e sustentabilidade focadas no produtor rural. O evento é uma realização da Fundação MS, em parceria com o Sistema Famasul. A Showtec é a maior feira de Tecnologia do Agronegócio de Mato Grosso do Sul e uma das maiores do Brasil. Em 2015, o evento recebeu mais de 15.600 visitantes, entre produtores rurais e profissionais da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), pesquisadores e estudantes, além de reunir mais de 120 empresas expositoras, programação completa no site: http://www.portalshowtec.com.br/programacao.

Confira a programação do Estande da Embrapa, na Showtec 2016:

20/01/2016 – Quarta-feira – 14h – 14h às 16h – Tarde.

PAINEL: INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA EM SOLOS ARENOSOS.

PALESTRA: Potencial da integração lavoura-pecuária-floresta – Júlio Cesar Salton (Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados, MS).
PALESTRA: Fertilidade de solos em sistemas integrados – Manuel Cláudio Motta Macedo (Embrapa Gado de Corte, Campo Grande, MS).
PALESTRA: Alterações microclimáticas em ILPF – Danilton Luiz Flumignan (Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados, MS).
PALESTRA: Manejo das pastagens – Ademir Hugo Zimmer (Embrapa Gado de Corte, Campo Grande, MS).
PALESTRA: ILPF para mitigação das emissões de gases de efeito estufa – Michely Tomazi (Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados, MS).

21/01/2016  – Quinta-feira –  9h às 11h –  Manhã – Palestras.

PALESTRA: Projeto Solo Vivo – Luís Carlos Hernani (Embrapa Solos, Rio de Janeiro, RJ).
PALESTRA: Recomposição estrutural do solo no SPD – Ricardo Ralisch (UEL, Londrina, PR).

21/01/2016  – Quinta-feira –  14h às 16h – Tarde.

PAINEL: ALTERNATIVAS PARA SUPERAR ADVERSIDADES CLIMÁTICAS.

PALESTRA: Posicionamento estratégico dos componentes do sistema de produção – Rodrigo Arroyo Garcia (Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados, MS).
PALESTRA: Irrigação complementar em sistemas de produção de Soja e Milho – Danilton Luiz Flumignan (Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados, MS).
PALESTRA: Outorga do uso da água – Tamíris Azoia de Souza e Elisabeth Arndt (Imasul, Campo Grande, MS).

22/01/2016 – Sexta-feira – 9h às 11h – Manhã.

PAINEL: APICULTURA EM MATO GROSSO DO SUL.

PALESTRA: Oportunidades e desafios para a apicultura em Mato Grosso do Sul – Vanderlei Doniseti Acassio dos Reis (Embrapa Pantanal, Corumbá, MS).
PALESTRA: Desenvolvimento da Apicultura em Áreas de Agricultura – Gustavo Nadeu Bijos (Senar/MS, Campo Grande, MS).
PALESTRA: Indicação geográfica e marcas: valorizando origem, qualidade e tradição – Márcio Alexandre Diório Menegazzo (Mapa – SFA/MS, Campo Grande, MS).

Todos os dias (20, 21 e 22/01/2016), no estande da Embrapa,  das 8h às 17h,   além dos painéis e palestras,  pesquisadores estarão a disposição para troca  de informações sobre diversos assuntos que estarão no campo, entre outros.

Embrapa Agropecuária Oeste

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…