No G20, Dilma alerta para risco de concessão de subsídios agrícolas distorcivos

No G20, Dilma alerta para risco de concessão de subsídios agrícolas distorcivos


16-11-15 Atualidades

A presidenta Dilma Rousseff fez, neste domingo (15), um alerta para o risco de que, em resposta à queda dos preços das commodities agrícolas, países concedam ou elevem subsídios “distorcivos” para produção agrícola, durante cerimônia de Boas Vindas à Cúpula do G20, em Antália, na Turquia.

Ela defendeu a importância de resguardar a produção de pequenos agricultores dos países mais pobres, responsáveis pela maior parcela da produção de alimentos nesses países.

A presidenta destacou também os avanços na política brasileira de financiamento aos agricultores familiares e de compras públicas que permitiram expandir a oferta de alimentos e melhorar a renda da população rural no Brasil.

Dilma também mencionou o sucesso dos programas Bolsa Família e Brasil Sem Miséria, que asseguram o acesso da população mais pobre à alimentação adequada.

Em relação às políticas de inclusão na Cúpula do G20 de 2015, Dilma demonstrou apoio do Brasil às iniciativas do Bloco que tratam de segurança alimentar, negócios inclusivos e remessas financeiras.

A presidenta reiterou o repúdio do governo brasileiro aos atos de barbárie praticados pela organização terrorista Estado Islâmico e aos recentes atentados de Ankara.

Ela destacou a urgência e a importância de ação conjunta de toda comunidade internacional no combate sem tréguas ao terrorismo.

A presidenta ratificou também o compromisso do Brasil com o desenvolvimento sustentável em benefício de todos, em sintonia com as aspirações da comunidade internacional por um mundo sem pobreza ou fome.

A chefe de estado brasileira finalizou seu discurso falando sobre a importância da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil, que inclui meta de redução de emissões de gases de efeito estufa de 43% até 2030. Ela destacou a importância do princípio das responsabilidades comuns, porém diferenciadas, em que os países desenvolvidos, que possuem maiores responsabilidades nesse processo, devem reduzir as suas emissões e apoiar os países em desenvolvimento.

Blog do Planalto - Presidência da Repúbica

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…