O dia em que Leonardo DiCaprio ganhou o Oscar, falou de mudanças climáticas e de política da ganância

O dia em que Leonardo DiCaprio ganhou o Oscar, falou de mudanças climáticas e de política da ganância


03-04-16 Atualidades

O Regresso tratava de uma relação de um homem com um mundo natural. Um mundo em que nós sentimos coletivamente em 2015 como o ano mais quente do histórico de medidas. Os produtores do filme tiveram que ir ao Extremo Sul do Planeta para achar alguma neve. A mudança climática é real. Está acontecendo agora. É a ameaça mais urgente que toda a nossa espécie enfrenta e nós precisamos trabalhar coletivamente juntos. Precisamos apoiar líderes de todo o mundo que não falem por grandes poluidores e grandes corporações, mas que falem por toda a humanidade. Pelos povos originários do mundo, pelos bilhões e bilhões de vulneráveis que serão mais afetados por isso, pelos filhos dos nossos filhos e por aquelas pessoas lá fora cujas vozes foram caladas pela política da ganância. Não vamos dar pouco valor ao planeta assim como eu não dou pouco valor a essa noite.

30/03/2016 – Eu não vou me alongar muito para afirmar que o discurso acima foi proferido há poucos dias, durante entrega do Oscar de melhor ator ao Leonardo DiCaprio. Se não um ativista confessado, DiCaprio é um ambientalista engajado e incentivador das futuras gerações no que diz respeito ao incentivo de um mundo mais sustentável. E as promessas não ficam só em palavras. O ator – que também é diretor – tem sua própria marca de café, do qual é inteiramente direta e sustentável: todo lucro da venda é usado para salvar onças pintadas em risco de extinção.

O astro também já esteve em reuniões importantes, como a com o Papa Francisco, e doou milhões e milhões de reais à nobres causas sustentáveis. Além, claro, de patrocinar e ser garoto propaganda de diversos temas do mesmo gênero. Em 1998, por exemplo, criou a Fundação Leonardo DiCaprio, depois passou a fazer parte do WWF, do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais (NRDC), Global Green EUA e do Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW).

Nesse review de convocações para o tema, DiCaprio só comprova a importância de ações sociais e ambientais para um mundo melhor. A questão do aquecimento global e das geleiras dos polos do planeta, por exemplo. Alerta para um mundo que já está em extinção, seja em uma opinião Darwinista ou não. Diretamente, um incentivo às florestas plantadas e seus benefícios socioeconômicos. É assim que o setor fica mais atual a cada dia. Com a importância – e urgência – de se preservar o meio ambiente, a produção de celulose e de papel, se destaca no que fere à um empreendedorismo altamente sustentável. E econômico-político, vidrado em ações que levam a humanidade à um patamar menos caótico. É inverso à política da ganância, mas em favor de uma produção popular e social.

Mas esse trabalho – de apresentação e conscientização do setor – é árduo. Desmitificar as inverdades que são ditas sobre a produção de papel, por exemplo, não é tarefa das mais simples. Ou ainda dizer que produzir celulose não mata árvores, é incansável para aqueles que conhecem o setor. E então, que tenhamos outro exemplo do DiCaprio. O de insistência. Após vencer esse Oscar, o ator, mesmo que com ironia, deixou para trás uma trajetória de 4 indicações e nenhuma vitória: em 1994 (no filme Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador), 2005 (Aviador), 2007 (Diamante de Sangue) e 2014 (O Lobo de Wall Street). Na contramão, levou outros prêmios, como 3 Globos de Ouro, um prêmio BAFTA, 2 National Board of Review, um Screen Actors Guild e um Urso de Prata.

E todo trabalho – tanto do ator de Hollywood quanto dos silvicultores, engenheiros, diretores, gráficos e os outros milhões que atuam no setor – podem ser resumidos na mesma frase que foi dita também durante o discurso de premiação: "O Regresso foi uma produção de um esforço incansável de um elenco inacreditável e de uma equipe com a qual pude trabalhar. Uma experiência cinematográfica transcendente".

Por Irving Malaguti.

Celulose Online

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…