O uso da biomassa florestal para geração de energia vem se destacando no Brasil

O uso da biomassa florestal para geração de energia vem se destacando no Brasil


12-03-18 Biomassa

As perspectivas são otimistas, pois a recuperação da economia do país acarreta maior demanda energética e além disso, o Acordo de Paris, realizado durante a COP 21 em 2015, é um fator que pode contribuir para o desenvolvimento desse segmento uma vez que o Brasil, em sua Contribuição Nacionalmente Determinada, comprometeu-se a reduzir as emissões de gases de efeito estufa a partir da restauração e reflorestamento de 12 milhões de hectares de florestas, bem como alcançar uma participação estimada de 45% de energias renováveis na composição da matriz energética em 2030.

A geração de energia a partir do eucalipto é uma oportunidade para regiões onde o mercado para os demais segmentos do setor florestal, como painéis e madeira serrada não é desenvolvido e onde o sítio não é o mais produtivo. A utilização de áreas disponíveis, como pastos abandonados também é uma possibilidade para o aumento da oferta de biomassa florestal.

Segundo a ANEEL, a matriz energética brasileira conta com 93 usinas de biomassa florestal gerando aproximadamente 3 milhões de kW. Entretanto, alguns desafios precisam ser enfrentados, como a viabilidade de projetos desse gênero, sensível ao preço pago pela energia e custos de transporte da biomassa até a geradora. Além disso, as limitações técnicas e aspectos legais devem ser aprofundados.

Forest2Market do Brasil

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…