Países emergentes batem recorde de investimento em energia renovável

Países emergentes batem recorde de investimento em energia renovável


28-03-16 Energia Renovável

Os investimentos em energia renovável, que atingiram um recorde em 2015 em todo o mundo, pela primeira vez foram maiores nos países em desenvolvimento do que nos países desenvolvidos – mostrou um relatório da ONU nesta quinta-feira.

"Pela primeira vez em 2015, os investimentos em energias renováveis têm sido maiores nos países em desenvolvimento do que nos países desenvolvidos" e "todo o investimento em energias renováveis ascenderam a 286 mil milhões de dólares (256 bilhões) em 2015, 3% acima do recorde anterior, estabelecido em 2011", apontou O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em comunicado.

Em 2015, os países em desenvolvimento e emergentes investiram 156 bilhões de dólares (+19% em relação a 2014), a China representando dois terços deste montante, com 102 bilhões de dólares, +8%.

Índia (10 bilhões), África do Sul (4,5 bilhões), México (4 bilhões) e Chile (3,4 bilhões) mostram investimentos em forte alta, e novos países (Marrocos, Turquia, Uruguai) "entraram na lista dos países que investem mais de um bilhão de dólares".

Entre os países desenvolvidos (130 bilhões investidos, -8%), a Europa mostra uma redução líquida (21%), com 48 bilhões gastos em 2015, "o valor mais baixo registado no continente durante nove anos, apesar dos investimentos recordes em projetos eólicos offshore", observa o PNUMA. O baixo crescimento e políticas de apoio às energias renováveis menos favoráveis explica esta tendência.

Os valores aplicados estão aumentando nos Estados Unidos (+ 19%, 44 bilhões de dólares) e estáveis no Japão (36 bilhões).

Agência IN

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…