Portugal instiga a criação de centrais de biomassa para energia

Portugal instiga a criação de centrais de biomassa para energia


10-03-18 Bioenergia

A criação de uma rede de pequenas centrais de biomassa florestal, sobretudo em zonas do interior de Portugal, deu mais um passo esta semana, com a apresentação do modelo de financiamento defendido pelo Governo português à Comissão Europeia.

Está em negociação uma tarifa bonificada a ser paga pela eletricidade produzida pelas centrais. Além disso, com o intuito de reduzir a existirem incêndios florestais o pacote de financiamento das novas centrais de biomassa prevê  a atribuição de um prêmio às centrais que consigam evitar incêndios em áreas fontes de biomassa para produção de energia.

Segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) a tarifa que é paga à eletricidade produzida a partir de biomassa ronda os €121 por megawatt hora (MWh), mas poderá ter um “acréscimo considerável” e tornar rentável uma área de negócio que pode vir a contribuir para a limpeza das florestas e na prevenção de incêndios. Com tal bonificação o valor da energia gerada poderá ficar substancialmente acima do que é pago atualmente para quase todas as outras formas de energia renovável.

A Comissão Europeia tem agora, dois meses para decidir, se aceita a proposta.

Expresso

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…