Assembleia da República de Portugal recomendou ao Governo a criação de um programa para redução e controle da biomassa florestal. O programa seria liderado por uma equipe do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) de Portugal e incluiria um técnico de energia.
O coordenador da equipe ficaria incumbido de apresentar ao Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural português as análises e propostas necessárias à melhoria da formulação e concretização do programa e um balanço anual da sua execução até ao dia 31 de março do ano seguinte a que o balanço respeita.
Os deputados sugeriram ainda a criação de um programa destinado ao aproveitamento alternativo da biomassa para centrais de produção de energia térmica, sendo estabelecidas, pelos Ministérios da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e da Economia de Portugal. Além disso os deputados portugueses recomendaram também o desenvolvimento do Programa Nacional de Fogo Controlado, previsto desde maio do ano passado, no sentido de o ICNF concretizar como meta para 2018 a área de 5.000 hectares de fogo controlado.
Industriambiente