Primeira cooperativa brasileira de geração distribuída de energia a partir da biomassa lenhosa será lançado no Paraná

Primeira cooperativa brasileira de geração distribuída de energia a partir da biomassa lenhosa será lançado no Paraná


02-04-18 Biomassa

Um estudo da DataFolha realizado em 178 municípios de regiões metropolitanas e cidades do interior do Brasil revelou que 140 milhões de brasileiros manifestaram interesse de gerar energia para consumo.

Para atender a esse público foi fundado em Curitiba o primeiro sistema de cooperativas para geração de energia de fontes alternativas limpas, denominada Ecoperativa – Cooperativa de Energia.

A Ecoperativa atuará em todo o Brasil e lança comercialmente na próxima quinta-feira (5/04) as suas duas primeiras Cooperativas de Energia – PR1, que atenderá o público consumidor residencial e a Cooperativa de Energia – PR2, que atenderá empresas com pequeno e médio consumo.

As cooperativas terão cerca de 13.000 cotas de energia para distribuir entre seus cooperados.

A geração de energia elétrica será feita a partir de resíduos de biomassa lenhosa, oriundas de podas de árvores das ruas, parques e praças da região metropolitana de Curitiba, seguindo os conceitos de geração distribuída, permitida pelas resoluções nº 482/2012 e nº 687/2016 da Aneel.

A energia gerada será utilizada exclusivamente para o uso de seus cooperados, que podem ser famílias, pequenas e médias empresas com consumo registrado mínimo de 50 kWh/mês.

A primeira Usina que atenderá às cooperativas já encontra-se em construção, no município de Fazenda Rio Grande (PR), na Região Metropolitana de Curitiba, com previsão de geração de energia para o início de 2019.

Jornal do Oeste

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…