Recentemente a câmara municipal de Begues recebeu um subsídio da Área Metropolitana de Barcelona (AMB) para continuar apostando na biomassa como fonte de energia para abastecer as instalações municipais. A contribuição metropolitana permitirá expandir a rede de instalações municipais conectadas a comarca, logo após o último investimento que foi feito recentemente em uma nova caldeira e a conexão de duas novas instalações à rede.
AMB concedeu uma doação de 113,245.97 euros para a expansão da caldeira de biomassa qualificado no outono passado que atende ao Civic Center Oak, a polícia local e sala polivalente do matadouro. O dinheiro corresponde a 75% do custo total da ampliação.
Begues é reconhecida por ser pioneira em enviestir nesse tipo de fonte energética. O compromisso municipal de biomassa como fonte de energia tem múltiplos benefícios. Por um lado, nos permite manter nossas florestas limpas. As árvores são o principal combustível das caldeiras locais. Ao mesmo tempo, o uso dessa fonte de energia reduz o consumo do gás natural do municipal para o aquecimento das instalações municipais.
Esta aposta também se inverte na economia local, uma vez que o trabalho é dado a uma empresa local que é responsável pelos processos necessários para o fornecimento da matéria-prima e a operação do serviço. Um exemplo de múltiplos benefícios que se reverte ao meio ambiente e ao desenvolvimento econômico local.
Atualmente, existem seis instalações municipais que utilizam biomassa como energia para aquecimento (El Roure, Escola Sant Cristòfor, Polícia Local, Matadouro, Piscina Municipal e Creche).
Ajuntament de Begues