Renováveis subestimadas no planejamento brasileiro

Renováveis subestimadas no planejamento brasileiro


29-05-18 Energia Renovável

O planejamento energético brasileiro subestima o potencial de utilização de fontes renováveis de energia, aponta artigo de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e da Universidade Federal de São Paulo.

Segundo o artigo, cerca de 69% das emissões globais tem origem na queima de combustíveis fósseis – carvão mineral, gás natural e petróleo.

Dessa forma, limitar o aquecimento global demandará tanto ganhos na eficiência energética quanto uma descarbonização da matriz energética mundial.

No Brasil a intensidade energética da economia brasileira tem subido em 2% ao ano recentemente, dado que o consumo de energia elétrica per capita cresce acima da evolução do PIB.

Em um cenário de intensidade energética crescente, o país registra também um crescimento na participação de termelétricas baseadas em combustíveis fósseis – em especial o gás natural.

As metas do Governo Federal para o setor elétrico brasileiro foram consideradas modestas frente ao vasto potencial de energia renovável disponível. Elas poderiam ser prejudicados pela implementação de até 18 GW de capacidade instalada, possivelmente de térmicas que utilizam combustíveis fósseis, para suprir a carga de ponta no sistema elétrico.

É provável que isso seja em virtude das incertezas em relação às tecnologias renováveis atuais. Uma vez que consistem em fontes intermitentes, elas exigem flexibilidade de outras unidades geradoras do sistema para responder à rápidas variações na geração.

Os pesquisadores alertaram para as importantes implicações das decisões atuais no desenvolvimento futuro da geração elétrica no Brasil e que o caminho de expansão das térmicas a partir de combustíveis fósseis pode elevar os custos da energia no país, comprometendo a redução das emissões de CO2.

Ciência e Clima

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…