São Paulo terá mapeamento do potencial de biomassas para Bioenergia

São Paulo terá mapeamento do potencial de biomassas para Bioenergia


09-03-18 Bioenergia

A Companhia Energética de São Paulo(CESP) lançou essa semana um projeto de pesquisa e desenvolvimento que prevê  dentre outras coisas  a produção de um Atlas Estadual da Bioenergia e a modelagem para a comercialização da energia gerada.

O investimento será de R$ 3,9 milhões e conta com a produção de pesquisas por parte da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (UNESP), além do apoio da Secretaria de Energia e Mineração do estado de São Paulo.

Serão produzidos mapas temáticos que apresentarão o potencial da biomassa e a respectiva capacidade de geração elétrica e a produção de biogás, de cada biomassa analisada (resíduos da agricultura, agroindústria, silvicultura, resíduos sólidos urbanos, dejetos animais e esgoto).

“A energia firme, fornecida pelas hidrelétricas, deverá ser cada vez menor. Por isso a importância de se criar novas possibilidades de geração por outras fontes”, afirmou Ricardo Toledo Silva, secretário-adjunto de Energia e Mineração do Estado de São Paulo.

“Será fundamental identificar o potencial paulista em outras biomassas como resíduos sólidos, cavaco de madeira, vinhaça, entre outros. Isso dará um novo horizonte para o setor energético paulista”, destaca o subsecretário de Energias Renováveis, Antonio Celso de Abreu Junior.

Atualmente, o Governo do Estado de São Paulo tem incentivado o uso energético da biomassa e do biogás como uma fonte estratégica para a independência energética e para o cumprimento da Política Estadual de Mudanças Climáticas – PEMC.

Setor Energético

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…