Suinocultores e Prefeitura avançam projeto para produção de energia renovável

Suinocultores e Prefeitura avançam projeto para produção de energia renovável


10-09-15 Biogás

Reunião aconteceu na sede da Coosuiponte, em 03/9.

Em julho, representantes da suinocultura do Vale do Piranga, Cemig e Prefeitura de Ponte Nova, se reuniam no gabinete do prefeito, para viabilizar a produção de energia alternativa na região. O motivo seria a potencialidade da suinocultura como produtora de energia renovável.

Considerados no passado como fonte de poluição, os dejetos suínos, atualmente, se mostram como uma excelente alternativa para a sustentabilidade energética, que pode beneficiar granjas e terceiros. A par deste potencial e na finalidade de retomar a discussão, a Coosuiponte recebeu em sua sede, em 03/9, os representantes da prefeitura e do setor suinícola, que deram mais um passo à viabilidade do projeto.

Na reunião, entre as questões tratadas, foi discutida a possibilidade de o suinocultor que já possui a tecnologia para a geração de energia, possa, depois de toda a documentação legal e exigida pela Cemig, aproveitar o excedente da produção de energia.

"A suinocultura na região do Vale do Piranga tem um potencial energético muito significativo, e o suinocultor que estiver adequado aos moldes exigidos pela lei para fazer o uso da energia produzida pelo seu empreendimento, pode economizar energia e reduzir o custo de sua produção", explica o gerente geral da Coosuiponte, Júlio Márcio Natali.

Como isso funciona?

Tomando como exemplo a simulação de uma granja que produziu 1.000 kw, suponha que ao fim dos trabalhos, somente 800 kw foram utilizados. A sobra seria armazenada na rede da Cemig em forma de crédito, que o suinocultor vai poder usar em qualquer outro empreendimento ou até mesmo em imóvel que esteja em seu nome ou CPF. Uma ótima oportunidade para economizar e ajudar na sustentabilidade.

 

Assuvap

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…