TYREX: solução exclusiva da Operflora, a empresa de Operações Florestais da Columbia

TYREX: solução exclusiva da Operflora, a empresa de Operações Florestais da Columbia


18-12-15 Florestal

O Brasil é um dos principais produtores mundiais de papel e celulose, graças às condições favoráveis de clima e solo. Mas este setor também enfrenta um grande problema: como o eucalipto não é uma espécie nativa do país, após sua colheita, as raízes e tocos não se decompõem, aumentando o custo ou até inviabilizando o reflorestamento de grandes áreas.

A Operflora, empresa do Grupo Columbia, desenhou uma solução exclusiva para esta situação: a garra colhedora TYREX. O equipamento foi idealizado pelo próprio presidente da Operflora, Eduardo Borin, projetado pela sua equipe e desenvolvido em parceria com a Caterpillar e com seu distribuidor PESA (Paraná Equipamentos).

O TYREX fica acoplado a uma escavadeira florestal e é acionado hidraulicamente. Como as árvores de eucalipto são colhidas rente ao solo, os tocos e raízes continuam enterrados. A Operflora conta com profissionais treinados para remover esses resíduos, um a um. Depois deste processo, os tocos permanecem no campo por aproximadamente 60 dias, para a secagem. Em seguida, passam por um picador florestal e esse material resulta em uma fonte sustentável de alto poder de geração de energia em caldeiras e fornos: o cavaco de madeira, que também é comercializado pelo Grupo Columbia.

O projeto do TYREX nasceu em 2010, a pedido de um grande produtor de celulose, que sofria com a presença dos tocos. Desde então, o equipamento passou por todo o processo de desenvolvimento e diversos testes. Até que em 2015 a Operflora iniciou as operações comerciais com sua nova tecnologia.

Além dos benefícios já citados, o TYREX também proporciona diversos ganhos para os clientes (indústrias de papel e celulose): redução de custos; aproveitamento integral das áreas de plantio; melhoria no sistema de colheita das florestas – sem a presença dos tocos, a operação é mais rápida; possibilidade de aumento produtivo; melhora na aeração do solo e aumento da disponibilidade de água para as plantas.

Por ser um produto exclusivo, o TYREX tornou a Operflora uma referência no mercado nacional, sendo reconhecida como uma empresa inovadora, que trabalha para oferecer soluções sustentáveis – nos aspectos ambiental, social e financeiro – para seus clientes.

Atualmente, a Operflora disponibiliza cinco unidades do TYREX para o mercado. Parte está sendo utilizada no Pará e parte no interior de São Paulo.

Confira o vídeo da Operflora com o TYREX em ação no site (www.operflora.com.br).

Columbia News

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…