Unicamp cria Laboratório de Pesquisa em Bioenergia

Unicamp cria Laboratório de Pesquisa em Bioenergia


05-11-15 Atualidades

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) criou Laboratório de Pesquisa em Bioenergia que irá operar vinculado ao seu Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe).

O novo laboratório integra a infraestrutura do Centro Paulista de Pesquisa em Bioenergia – internacionalmente conhecido como SP BIOEN Research Center (SPBioenRC) –, criado em 2009 por meio de um convênio firmado entre o governo do Estado de São Paulo, a FAPESP, a Unicamp, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade de São Paulo (USP).

A Unicamp integra o SPBioenRC desde o início do convênio, porém de forma descentralizada, explica Telma Teixeira Franco, da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, coordenadora do Nipe e do Laboratório de Pesquisa em Bioenergia . "O laboratório terá agora infraestrutura própria e reunirá pesquisadores seniores de diversas áreas, além de 10 jovens pesquisadores recentemente contratados no âmbito do SPBioenRC, todos com atividades alinhadas à investigação em bionenergia, especialmente ao bioetanol e a outros biocombustíveis, à bioeletricidade e a produtos químicos derivados da cana-de-açúcar e outras biomassas."

O Laboratório vai operar como um centro muldisciplinar, com infraestrutura de pesquisa associada às atividades desses novos pesquisadores e em rede com os demais laboratórios das universidades conveniadas. Contará também com um Conselho formado por sete especialistas na área que acompanhará o desenvolvimento das pesquisas.

De acordo com o convênio firmado em 2009, o governo estadual ficou responsável por financiar a infraestrutura do centro. As universidades estaduais investem na contratação de recursos humanos e a FAPESP financia os projetos desenvolvidos pelos pesquisadores vinculados ao SPBioenRC.

Cada universidade adotou um modelo diferente para aplicar os recursos. A Unicamp criou o Laboratório de Pesquisa em Bioenergia, a Unesp constituiu o Instituto de Pesquisa em Bioenergia (IPBEN), e a USP, o Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) em Biologia Celular e Molecular na Agropecuária (Biocema), o Centro de Processos Biológicos e Industriais para Biocombustíveis (CeProBIO), o Laboratório de Metabolômica e o The Biomass Systems and Synthetic Biology Center (BSSB).

No âmbito do SPBioenRC também foi criado um Programa Integrado de Doutorado em Bioenergia, oferecido conjuntamente pelas três universidades.

Agência FAPESP

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…