Usina australiana estuda cooperativa de biomassa para produzir energia mais barata

Usina australiana estuda cooperativa de biomassa para produzir energia mais barata


18-12-15 Internacional

A Yorke Energia de Biomassa (YBE), localizada na península Yorke da Austrália, é a primeira usina de energia movida a palha do país e foi criada em setembro deste ano.  A usina lançou um modelo de negócios de estilo cooperativo que teria os fornecedores de biomassa locais operarando uma nova empresa chamada Yorke Biomassa Abastecimento (YBS).

Segundo o projeto, a YBS e os agricultores locais que compõem a empresa assinariam um contrato de 20 anos de exclusividade com a YBE para o fornecimento de biomassa a um preço base de 85 dólares australianos por tonelada.

Como parte da iniciativa, os moradores da península Yorke ainda teriam a opção de se conectar a uma rede híbrida e ter descontos de pelo menos 15% na eletricidade.

O presidente da YBE, Terry Kallis, diz que este modelo de negócio vai "transformar o mercado da electricidade local".

"Nosso modelo de negócio tem benefícios claros e convincentes, incluindo o fornecimento aos agricultores locais de uma nova e diversificada fonte de renda que, por si só pode injetar em torno de 6 milhões de dólares australianos por ano para a comunidade local. Nossas estimativas econômicas demonstram que subprodutos em torno de 27 milhões de dólares australianos por ano podem ser gerados. Em última análise, esse projeto tem o potencial de reduzir significativamente os custos de energia para moradores da península".

O projeto já tem o terreno de instalação garantido e fornecedores locais de biomassa na península de Yorke já demonstraram interesse.

YBE está atualmente em discussões com a Power Networks SA – operadora da rede de distribuição de electricidade do sul da Australia – a respeito de como a rede de eletricidade existente poderia ser usada para facilitar a alimentação de baixo custo.

Paul Roberts, gerente da Poder Networks SA, diz que a empresa apoia essa inovação no mercado da electricidade já que irá fornecer uma escolha em opções de fornecimento para os clientes. "A proposta é interessante e um exemplo do tipo de inovação que está surgindo nas áreas de distribuição e geração de energia renovável".

Adaptação: Biomassa World.

Bioenergy Insight

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…