Vinho produzido com energia solar

Vinho produzido com energia solar


04-12-15 Energia Renovável

Vínicola de Dom Pedrito investe R$ 1,3 milhões para a instalação de painéis fotovoltaicos, que irão gerar energia para abastecer a vinícola.

Depois de um projeto-piloto de quase dois anos, a Guatambu Estância do Vinho decidiu investir R$ 1,3 milhão na geração independente de 100% da energia necessária para abastecer a vinícola, localizada em Dom Pedrito, na Campanha. O parque solar, com 600 painéis fotovoltaicos, será inaugurado em março. Importados da Europa, os equipamentos serão usados como cobertura em um estacionamento de veículos de 2 mil metros quadrados, ao lado da propriedade.

— Seremos a primeira vinícola na América do Sul abastecida 100% com energia renovável própria — conta o diretor e sócio-proprietário da Guatambu, Valter José Pötter, prevendo retorno do investimento em oito anos.

A motivação vem dos resultados obtidos no projeto-piloto com 18 painéis solares (foto) instalados na vinícola em 2013.

Antes, a vinícola chegou a testar a produção de energia eólica, que mostrou-se inviável.

Leia mais notícias do agronegócio.

Conforme Pötter, os painéis solares terão capacidade para gerar 200 mil quilowatts por ano. Nos períodos de pico, a vinícola consome 20 mil quilowattspor mês, especialmente no resfriamento dos tanques e nas câmeras frias que armazenam as uvas. A produção excedente será repassada à distribuidora, que devolverá a energia quando necessário.

Com 16 rótulos de espumantes e vinhos, a Guatambu deve encerrar o ano com alta de 175% no faturamento. A má notícia vem da safra deste ano, que deve ser reduzida pela metade em razão da geada e do granizo.

— O calor fora de época apressou a floração da produção. Quando foi atingida pela geada não resistiu — lamenta a agrônoma Gabriela Hermann Pötter, enóloga da Guatambu.

* Colaborou Joana Colussi.

Jornal Zero Hora

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…